O então deputado Corauci já havia levantado este problema e já havia pedido junto ao Governo do Estado melhorias neste trecho. (Veja reportagem anterior).

Quatro rodovias desembocam em acesso pela zona Leste da cidade

Veículos lutam por espaço em rotatória de acesso a Ribeirão na rodovia Anhanguera

O número de acidentes na rotatória entre as rodovias Anhanguera, Castelo Branco e Abrão Assed, na zona Leste de Ribeirão Preto, saltou de 126 para 185, ou 47% a mais no ano passado na comparação com 2009. Com o fluxo intenso de veículos em horários de pico, um motorista leva quase 25 minutos para percorrer o local, o que eleva o risco de acidentes.

Na tentativa de resolver o problema, a Artesp (Agência Reguladora de Transportes de São Paulo) faz um estudo para obra de adequação do trevo. O objetivo principal é melhorar a fluidez, com a ampliação de alças e a criação de novas passagens.

Nesta quarta-feira, em mais um dia de congestionamento, policiais rodoviários orientaram os motoristas no período da manhã. O capitão da Polícia Rodoviária em Ribeirão, Jean Charles Zanatto, diz que viaturas ficam de prontidão quase que diariamente no local.

"Como ocorre fila de veículos na rotatória, os motoristas entram em qualquer brecha. A colisão traseira é o principal acidente", afirma o capitão.

Zanatto conta que o traçado atual não comporta mais o número de veículos que passam pelo local e é preciso fazer uma intervenção urgente. Caso contrário, os motoristas terão de enfrentar o congestionamento às 8h e às 18h.

A rotatória recebe veículos não apenas da Anhanguera, mas das rodovias Abrão Assed e da Antônio Machado Sant´Anna, que estejam de saída ou de chegada a Ribeirão.

Mudança

Por meio de assessoria de imprensa, a Artesp admite conhecer o problema e a necessidade de obra. "Somente depois de estudo é que vamos decidir se o Estado ou a concessionária da rodovia devem assumir a obra", afirma, em nota.

Alça paralela

A Autovias mantém a concessão da Anhanguera desde 1998, mas não tem permissão de fazer qualquer obra que modifique o traçado atual da rotatória. Dentro do permitido em contrato, foi implantada uma alça de acesso paralela com a existente, para ligar a marginal sul da Anhanguera à Castelo Branco.

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